SLA em tempos de COVID19

Alérgicos ao látex enfrentam obstáculos maiores em meio a pandemia do novo coronavírus.
Em maioria, os alérgicos ao látex estão no grupo de risco de evolução grave da COVID19, pois tem doenças respiratórias crônicas, e já encontravam dificuldade imensa de atendimentos de saúde livre de látex, bem como as contaminações pelo uso de luvas de látex em manipulação de alimentos, mas com a pandemia do novo coronavírus isso ficou muito mais complicado.
Não descobrimos, peço que se souberem informem, nenhum lugar para atendimento hospitalar livre de látex em todo país. Obviamente alguém que tenha falta de ar pela COVID19 não poderá ter atendimento em local contaminado por látex pois uma anafilaxia associada a COVID19 complicaria muito o caso. Tendo anafilaxia ao látex, a pessoa terá de ser retirada do contato com ele imediatamente ou morrerá, independentemente da COVID19.

Sla - campanha_post_atendimento livre de latex

Imagem de médico com equipamentos de segurança, segurando em uma mão um tubo de ensaio e na outra um cotonete longo, com a frase: Precisamos atendimento hospitalar livre de látex.

Ainda, embora o uso de luvas seja recomendado apenas aos profissionais de saúde, pois em outros casos, especialmente na manipulação de alimentos, não previne a contaminação pelo novo coronavírus, ao contrário, favorece a má higienização das mãos e aumentam os riscos, muitas pessoas passaram a utilizar as luvas acreditando haver propósito. Esclarecendo, o vírus não entra no nosso corpo pelas mãos, ele entra pelas mucosas e o fundamental é usar máscaras e até óculos, como forma de evitar coçar os olhos. As mãos precisam serem bem lavadas ou quando não é possível limpas com álcool a 70%, e em caso de uso de luvas estas precisam ser constantemente descartadas, o que é inviável e um enorme desperdício quando se deve poupar EPIs.

Sla - campanha_post_luvas recomendadas apenas para profissionais

Imagem de profissional de saúde ao fundo, com mão espalmada de frete para que olha, com a frase: Luvas são recomendadas apenas apra profissionais de saúde.


Também é importante frisar que não só os já sensibilizados ao látex estão em risco maior. Embora a alergia ao látex já venha sido relatada em 1933, teve evidência maior a partir dos anos 80 pelo surgimento da AIDS e o uso maciço de luvas e preservativos de látex desde então.
A alergia ao látex é adquirida pela exposição ao mesmo, quanto maior a exposição, maior o número de sensibilizados.
Atualmente, cerca de 6% da população mundial é alérgica ao látex, mas esse número chega em 38% entre os profissionais de saúde.

Sla - campanha_post_nao contribua com uma nova epidemia

Imagem de duas mãos abertas, com luvas de nitrila azuis, segurando duas mãos também abertas com lesões causadas por alergia de contato ao látex, e a frase: Não contribua para uma nova epidemia em meio a pandemia.


Diante de tantas dificuldades e preocupações, pedimos a contribuição de todos na divulgação para conscientização sobre alergia ao látex, evitando seu uso em manuseio de alimentos e em ambientes hospitalares que podem substituir as luvas de látex, maior contaminante devido ao pó que liberam no ambiente e pode ficar muito tempo armazenado, por luvas de nitrila, vinil ou plástico, como vem sendo feito em diversos países e em alguns estados dos EUA que excluíram o látex dos ambientes de saúde e do manuseio de alimentos.

Sla - campanha_post_se precisar usar luvas use de nitrilica

Imagem com 05 mãos sobrepostas, a primeira com luva de nitrila rosa e as demais azuis, com a frase: Se precisar usar luvas use de nitrila, vinil ou plástico.


#atendimentohospitalarlivredelatex #latexfruta #latexalimentos #alergia #Covid19 #anafilaxia #asma #latex #livredelatex
Arte Pedro EMCB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s