O que é a SLA?

A Síndrome Látex Alimentos é uma síndrome alérgica na qual as pessoas com reação alérgica ao látex desenvolvem também reações a alimentos diversos, por reação cruzada do látex com os alimentos, ou seja, devido a semelhança de proteínas do látex natural com as proteínas dos alimentos o organismo fica confuso e passa a reagir a eles também. Estas reações podem ocorrer em maior ou menor intensidade, podendo causar anafilaxia e morte em casos de maior sensibilização.

sla-alimentos
Montagem com o logotipo do blog SLA rodeado por nomes dos diversos alimentos os quais a maioria dos pacientes reage. Exemplos: kiwi, morango, soja, maracujá, limão, nozes, uva etc.

É considerada uma síndrome por que apresenta sintomas diversos e ainda é pouco estudada, havendo poucos e defasados artigos médicos e literaturas a respeito, e com poucas tentativas de tratamento convencionais por não responder bem a nenhuma, fazendo da exclusão de alimentos e cuidados ambientais constantes a única maneira de se obter qualidade de vida, sendo inevitável a administração de medicamentos para controle da alergia ainda que esporadicamente.

Observa-se, entre os relatos dos pacientes, que diferentemente do que vinha sendo publicado, não é necessariamente associada ao excesso de exposição. Não estabelece relação apenas com frutas, pólen e vegetais, pois os pacientes apresentam alergias múltiplas a muitos tipos de alimentos e a outras substâncias e aparece em diferentes faixas etárias, podendo ser desenvolvida em qualquer momento da vida, o que requer uma nova abordagem e pesquisas, para que médicos e nutricionistas possam ajudar mais as pessoas com Síndrome Látex Alimentos que, entre as maiores dificuldades, encontram a pouca informação e a insegurança de não saber o que é seguro comer ou mesmo estar no ambiente.

O pó das luvas cirúrgicas, ainda utilizadas no Brasil e já com o uso proibido emem várias partes do mundo, é um dos maiores fatores de risco nesta síndrome, pois liberam látex no ar de forma rarefeita, favorecendo a absorção pelas mucosas – especialmente das vias aéreas – causado reações graves.

Dados recentes da Semana de Conscientização sobre Alergia ao Látex nos Estados Unidos revelam índices alarmantes do aumento de casos de Síndrome Látex Alimentos, e apontam ela como a segunda maior causa de anafilaxias em salas cirúrgicas.

Anúncios